No âmbito do Projeto Sintra Integra, a equipa do projeto realizou uma visita ao Projeto Valor T, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma iniciativa de referência na área da empregabilidade para pessoas com deficiência e incapacidade.
O Sintra Integra resulta de um Protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, a AESINTRA, o Hospital Fernando da Fonseca e o CINTRA –Centro Hospitalar Psiquiátrico de Sintra, e tem como principal objetivo facilitar e promover a integração socioprofissional de pessoas com doença mental.
Através deste projeto, procura-se proporcionar experiências reais de trabalho que permitam aos participantes desenvolver competências, reforçar a autonomia e preparar a transição para a vida ativa, numa clara manifestação de cidadania empresarial e inclusão social.
A AESINTRA assume um papel essencial neste processo, estabelecendo a ligação com o tecido empresarial, identificando locais de estágio adequados e avaliando o potencial de empregabilidade dos participantes. Esta articulação permite criar oportunidades concretas de integração e reforçar o compromisso das empresas com a responsabilidade social.
A Câmara Municipal de Sintra assegura o custo do seguro dos estagiários, durante o período definido para os estágios, garantindo ainda quecada participante tem acompanhamento técnico especializado, assegurado por profissionais das duas entidades hospitalares que acompanham todo o processo de integração.
Durante a visita à Valor T, a equipa do Sintra Integra foi acolhida com grande entusiasmo pelos técnicos da Santa Casa, tendo sido um momento de partilha de experiências e boas práticas. Esta troca permitiu conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Valor T, que aposta na valorização das competências e talentos de cada pessoa, promovendo oportunidades de emprego inclusivas e sustentáveis.
“Na Valor T apoiamos talentos e competências. Trabalhamos oportunidades para pessoas e entidades empregadoras que querem fazer a diferença. Somos T de Talento, de Transformação, de Trabalho e de Tempo — tempo para uma integração plena no mercado de trabalho.”
A AESINTRA reforça, assim, o seu compromisso com a inclusão e a empregabilidade de pessoas com doença mental, continuando a construir pontes de colaboração e a promover uma sociedade mais justa e solidária.