Num ambiente empresarial, a saúde e o bem-estar das equipas são fundamentais para a produtividade, a confiança e o bom funcionamento do local de trabalho. No Dia Mundial da Higiene das Mãos, sublinhamos a importância de um gesto simples, mas essencial: lavar corretamente as mãos. Esta prática continua a ser uma das formas mais eficazes de prevenir infeções, contribuindo para um ambiente mais seguro para todos — colaboradores, clientes.
Neste 5 de maio, pelo 17º ano, a mensagem da Organização Mundial da Saúde (OMS) é clara: salvar vidas começa nas nossas mãos. Em 2025, os objetivos da OMS para este dia prendem-se, essencialmente, com a área da saúde, com a promoção de hábitos adequados de lavagem das mãos, a promoção da inclusão da higiene das mãos nas estratégias nacionais de prevenção e controlo de infeções nas unidades de saúde, de acordo com as recomendações do Plano de Ação Global e Estrutura de Monitorização da OMS 2024-2030 e o aumento da consciencialização sobre o impacto ambiental e climático das luvas na geração e gestão de resíduos, especialmente quando usadas desnecessariamente.
No entanto, sabemos que a higiene das mãos é, também, fundamental, nos estabelecimentos alimentares, uma vez que as mãos são um dos principais veículos de transmissão de microrganismos, contaminando os produtos manipulados e, consequentemente, colocando em causa a saúde do consumidor. Assim, lembramos as alturas em que é indispensável a higiene das mãos:
· Antes de:
o iniciar o trabalho;
o manusear ou consumir alimentos;
o manusear equipamentos higienizados;
o colocar ou trocar de luvas descartáveis.
· Após:
o utilizar as instalações sanitárias;
o fazer pausas (fumar, comer, utilizar otelemóvel);
o manipular sacos do lixo ou equipamentos e loiçasujos;
o tossir, espirrar ou assoar-se;
o manipular alimentos crus;
o tocar em dinheiro;
o manusear produtos de limpeza ou químicos.
· Sempre que:
o as mãos estiverem visivelmente sujas;
o houver mudança de tarefa e/ou preparação;
o houver contacto com zonas do corpo (rosto,cabelo, boca, nariz).
Por outro lado, para garantir a adequada higiene das mãos, éfundamental:
- a técnicacorreta para higiene das mãos, para não falhar numa zona, que envolve:
- a utilizaçãode um produto adequado (ação desinfetante);
- o tempo deatuação de produto (pelo menos, 20 segundos);
- ter as unhas curtas e limpas;
- evitar o uso de acessórios;
- dar formação aos trabalhadores.