O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos no dia 7 de abril e tem com o objetivo consciencializar a população sobre questões essenciais relacionadas coma saúde global. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, esta data destaca desafios e promove discussões para melhorar a qualidade de vida da população mundial.
A cada ano, a OMS define um tema específico para o Dia Mundial da Saúde, abordando questões como o acesso a serviços de saúde, prevenção de doenças e promoção do bem-estar. A iniciativa pretende incentivar governos, instituições e indivíduos a tomarem medidas concretas para fortalecer os sistemas de saúde e garantir um futuro mais saudável para todos. https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2025
Dia Mundial da Saúde 2025: Inícios saudáveis, futuros esperançosos
Hoje, dia 7 de abril de 2025, marcará o início de uma campanha anual dedicada à saúde materna e neonatal. Com o tema Healthy beginnings,hopeful futures (“Inícios saudáveis, futuros esperançosos”), a iniciativa reforça a urgência de ações para eliminar mortes maternas e neonatais evitáveis. Além disso, é feito um apelo aos governos e profissionais de saúde para que priorizem o bem-estar e a saúde das mulheres a longo da sua vida. https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2025
"Alimentação Segura, Saúde Garantida!"
Neste dia, alertamos para o papel fundamental que as boas práticas relacionadas com a segurança alimentar desempenham na garantia da sua saúde. Habitualmente, quando se fala em segurança alimentar, tende a pensar-se, principalmente, nas doenças a curto prazo, como as infeções e intoxicações alimentares, que podem surgir aquando da ingestão de alimentos contaminados.
No entanto, existem outros perigos relacionados com a alimentação que, quando praticadas regularmente e durante um período de tempo longo, podem prejudicar a saúde futura. Esses perigos estão relacionados, muitas vezes, com uma alimentação inadequada, rica em produtos ultra processados, açúcar, gordura e salem excesso, que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crónicas, alongo prazo, como diabetes, hipertensão arterial, AVC e obesidade.
Assim, deixamos algumas dicas de segurança alimentar que, consequentemente, promovem a sua saúde:
🥗Escolha alimentos frescos e naturais: Evite produtos ultra processados e priorize frutas e legumes da época, mais ricos nutricionalmente, e proteínas magras.
🧂 Reduza o sal: Utilize ervas aromáticas, especiarias, alho e limão para temperar os alimentos sem comprometer o sabor.
🍰 Diminua o açúcar: Opte por adoçantes naturais como mel, tâmaras ou purê de frutas em receitas doces.
🧀 Privilegie gorduras boas: Opte por utilizar azeite nos seus cozinhados;
🥤 Evite bebidas açucaradas: Dê preferência à água e chás sem adoçantes.
🧴 Mantenha a higiene alimentar: Lave bem as mãos, os utensílios e os alimentos.
❄️Armazene os alimentos corretamente: Armazene os alimentos perecíveis a temperaturas adequadas e em embalagens herméticas.
🔥 Cozinhe a temperatura adequada: Certifique-se de que carnes e ovos são cozinhados de forma a eliminar bactérias nocivas.
🏃♂️ Movimente-se! Exercício físico faz bem ao corpo e à mente.
Pequenas escolhas diárias fazem uma grande diferença para uma vida mais saudável e equilibrada! Comece já a fazer as suas!
Carolina Fonseca
Técnica de Segurança Alimentar